Arruda,
Elvio Antunes de
Educação? Porque um leque tão extenso de educação? Comportamental, alimentar, física, profissional, artística, moral, religiosa e
outras. O que é isso?
Inclusive a
palavra educação é usada inclusive para animais, na prática, a mais usada é
o adestramento, todavia é um ato educativo. Quantos
animais hoje são treinados e responsáveis na linha de frente e de situações diversas?
Precisamos
até da educação para o estudo. Educação é a busca de hábitos úteis, saudáveis,
objetivos e bons. Bom para algo, para alguém, para desenvolvimento, pessoal e
social.
Quantos seres
humanos por carência de bons hábitos, não cuidam da saúde, não gostam de
aprender, não cuidam da saúde física mental e emocional. Infelizmente quantos
alunos como cita o pensador: vão para
escola, mas não buscam o estudo, não se tornam estudantes.
Educação
todos julgam tê-la, mas não gostam de avaliar seus comportamentos, seus hábitos,
inclusive muitos tem o hábito de buscar o pior no alheio, e não a busca do
melhorar-se.
O hábito do
aprender, do crescer e avaliar a si mesmo. Todo conhecimento adquirido também
tem que se tornar “visceral e
incorporado ao comportamento”, senão torna-se apenas um depósito de
conhecimentos nulos e inúteis, torna-se um conhecimento disfuncional. Como diz o pensador: Sucatas mentais.
E também cita o pensador:Quem tudo sabe, anda mal informado –
Millôr. O aprendizado
é um caminhar constante, infelizmente a razão, que é um estudo de lógica, tem se
tornado uma arma do ignaro, sempre tem razão. Será que esta razão está gerando
sentido? Ou está apenas endurecendo um nulo mau hábito?
A deseducação leva à escolas "muitos alunos, e poucos estudantes - Elank Lewer", infelizmente muitos não apreciam a educação, que será o único caminho para uma significativa vida.
Educação não
é apenas decorar conhecimentos, é integrar valores comportamentais de acordo ao
que se aprende – Noção de crítica, que nada tem haver com falar ou dizer
contra. A crítica é uma avaliação é uma degustação intelectual, o prazer da
cognição. Quando a vontade impera na busca do aprendizado, a consciência, e a seqüência
se torna ciência da estrutura do conhecer e do saber “saber da função ao
conhecer”.
Educar-se é
não ceder às propostas do caos existencial, é capacitar-se para uma autocrítica
crescitiva, e assim transferir o comportamento e conhecimento para o meio.
A primeira noção de educação é expressa e avaliada pela forma de como nos comunicamos como o mundo. O mundo interno e o mundo externo.
Como cita: Dr. Roberto Kertész - "Comportamento é o que pensamos e dizemos e o que dizemos e fazemos" - O que pensamos e sentimos é nosso comportamento subjetivo (interno, individual). O que dizemos e fazemos é nosso comportamento objetivo (externo, social)
“O
pensamento é uma corrente, a reflexão sela os elos – Elank Lewer.
"Bons hábitos nos habilitam" - Elank Lewer.
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